O aquecimento do mercado imobiliário vem atraindo cada vez mais a atenção de pessoas que veem nos financiamentos a forma de realizar o sonho da casa própria. Segundo informações da Rádio Bandeirantes, neste grupo, se dá destaque para a população com idade entre 36 e 50 anos, faixa que mais tem buscado esse tipo de operação.
A culpa do aumento não foi apenas da redução da taxa de juros, como explica a presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, Cristiane Portella. O aumento se deve também ao reaquecimento do mercado.
O público mais jovem, com até 35 anos, surgem entre os que destinam a maior fatia do orçamento mensal para o financiamento imobiliário. Mesmo com uma renda menor, chamam a atenção pela pontualidade: 86% pagam as parcelas em dia.
Um comportamento parecido com o dos clientes jovens foi também identificado pela Serasa Experian entre os mais velhos. Nove em cada 10 pessoas com mais de 60 anos quitam as parcelas do financiamento em dia. O grupo compromete, em média, 16% da renda com o pagamento do imóvel.
O economista Luiz Rabi atribui a baixa taxa de inadimplência ao medo de perder o imóvel. Segundo a Serasa Experian, comparado com o consignado, o crédito imobiliário cresceu 7,6% a mais em setembro.
Fonte: Band